terça-feira, 1 de março de 2011

HORIZONTES DA CONTABILIDADE E O FUTURO DO PROFISSIONAL CONTÁBIL

Como ciência social, a contabilidade tem evoluído de forma a acompanhar as mudanças políticas, econômicas e sociais que afetam a sociedade e, em consequência, modificam as suas necessidades informacionais.
Estudos realizados por Schmidt (2000), acerca da origem e evolução da contabilidade, apontam que sistemas contábeis têm sido utilizados desde a pré-história.
Conforme Iudíbus et all (2005), em função da evolução dos tempos e das organizações e suas demandas, levaram a contabilidade a se transformar, passando de um engenhoso sistema de escrituração e elaboração de demonstrações contábeis simplificadas, para um complexo sistema de informação e avaliação, cujo objetivo central é satisfazer à necessidade informacional dos usuários internos e externos à entidade.
Cabe ao contador empreender ações que permitam que a profissão alcance esse novo patamar, de forma que a contabilidade seja vista como um elemento-chave na gestão das organizações.
Mohamed e Lashine (2003) apontam uma série de atributos requeridos do profissional de contabilidade pelo “mercado global”, como:
 Habilidades de Comunicação – relacionadas à capacidade de comunicar-se em uma liguagem global comum, bem como às habilidades de negociação e de trabalho em grupo;
 Habilidades computacionais – uso das tecnologias disponíveis, tanto no processamento quanto na comunicação de informações;
 Habilidades analíticas – possuir capacidades de realizar questionamentos pertinentes, de coletar informações completas e acuradas, de reconhecer a importância da informação e de suas implicações, e de explicar, através de lógica e da razão, as relações entre diferentes objetos, eventos, indivíduos ou metodologias;
 Habilidades intelectuais – poder de identificar e antecipar os problemas e/ou oportunidades e de encontrar possíveis formas de solucioná-los e/ou aproveitá-los;
 Habilidades multidisciplinares e interdisciplinares – atinentes a outras áreas do conhecimento como: finanças, tecnologia da informação, economia, marketing e a compreensão das forças econômicas, sociais, culturais e psicológicas que afetam as organizações;
 Conhecimento de assuntos globais – saber de temas internacionais, como por exemplo, das regulações relacionadas à importação, exportação, etc.;
 Qualidades pessoais – como responsabilidades ética e individual, autoestima, sociabilidade, integridade, habilidades interpessoais, capacidades de delegar tarefas, de motivar e influenciar os demais, de resolver conflitos, de entender a organização e de resolver dilemas éticos;
 Pensamento crítico – capacidades de buscar, processar e aplicar as habilidades adquiridas na identificação e solução de problemas.


Texto Adaptado pelo Prof. Flávio Dantas, a partir da Unidade 4 do livro Estudando Teoria da Contabilidade – Diversos autores – organizado por José Francisco Ribeiro Filho e outros.

5 comentários:

  1. A dinâmica do mercado exige do profissional da contabilidade um perfil cada vez mais arrojado. Capacidade de liderança, dominio de tecnologias e o pensar contábil fazem-se necessárias para a inserção racional do contabilista no mercado atendendo às suas exigências e dando cada vez mais credibilidade à profissão. Essas características obrigatórias e contemporâneas dão um norte para os estudantes no âmbito da busca incessante pelo conhecimento contábil, formação intelectual e acadêmica apurada. Um simples e conciso texto, porém muito rico e esclarecedor. O Prof. Flávio Dantas foi muito feliz em nos trazer essa postagem. Espero que todos os alunos da UESB leiam e compartilhem essa idéia.

    ResponderExcluir
  2. Werley;

    Fazendo essa nossa conversa ficar mais vibrante, sugiro muito a leitura de uma matéria, constante num link abaixo transcrito, que foi publicada na Exame.com em 02/08/2010, onde fica plenamente evidenciado o que o mercado espera do Contador na atualidade. Na matéria podem ser vistos fortes depoimentos e definições de estudiosos como Prof. Edgar Conachione da FEA/USP (Meu professor de informática para o nivelamento do mestrado), da Profª. Edilene Santana da Escola de Administração da FGV de São Paulo e da contadora Maria Clara Bugarin, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CFC, entre outros. A matéria do link que segue abaixo tem o seguinte título:

    O contador ideal que as empresas procuram no momento

    A integral da mesma pode ser vista no seguinte endereço:

    http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/contadores-viram-protagonistas-decisoes-583909#comentar

    ResponderExcluir
  3. É muito bom saber, que a profissão contábil está com maiores reconhecimentos e valorização a cada dia. No entanto, como citou Werley, é necessário a busca incessante do conhecimento, para se tornar um profissional de destaque. A internet é um ótimo meio para busca desse conhecimento, e a ídeia desse blog, foi sensacional, pois facilitará o acesso com as informações do mundo contábil. Em breve será divulgado, para que todos possam comentar e realizar boas discussões.

    Diego Duarte

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. A convergência contábil às IFRS deu um status de grande importância para a contabilidade. Com ela também veio a abertura de um leque de vantagens que engrandecem a atuação do contador em todos os setores da economia. A obrigatoriedade de auditoria independente nas empresas de grande porte consubstancia o fato de que a contabilidade está acompanhando o crescimento econômico do pais. Nesse ritmo vem também a preocupação das grandes empresas em contratação de profissionais qualificados. Estas estão em um cenário cada vez mais concorridos e fazem transações com níveis de investimentos vertiginosos. Para tanto se faz de suma importância que o nível de profissionalismo e competência de seus funcionários sejam altamente apurados. Dentre eles está a nova figura do contador, que deixa de lado um postura passiva para adotar um perfil de liderança. Por isso o profícuo conhecimento das variáveis mercadológicas como também da real situação financeira e econômica da entidade é decisivo para construir ponderações no âmbito de analises de riscos, contingências ativas/passivas etc. Por isso se faz mister a condição multidisciplinar da formação do profissional como também sua atuação com todas as ferramentas que esta condição poderá lhe proporcionar. Domínio de outras linguas, conhecimento de economia administração e finanças e um perfil ativo estão retirando o contador de sua mesa no fundo do escritório e colocando-o na mesa principal de reuniões com poder de decisão. Por esses e outros tantos motivos todos os profissionais da contabilidade devem se qualificar continuamente e sempre em busca de um nível de excelência que atenda exigência da nova profissão de Contador.

    ResponderExcluir