Lembro-me
que ainda ontem, em sala de aula, foi exposto e discutido o conceito de benchmarking entre meus
colegas e o Ilmo. Srº Professor Flávio Dantas, quando da apresentação dos
trabalhos temáticos referentes à atuação e relevância do Contador Gerencial na
Empresa, na disciplina Análises de Balanços. A eles e aos caríssimos leitores e
seguidores deste blog trago este artigo bem elucidativo e contemporâneo acerca
da importância do contra ponto da concorrência, à suas empresas,
para avaliar a característica mercadológica a qual esta inserida, bem como
aprender com o seu concorrente como tomar ou não tomar determinadas
atitudes. Manter-se vigilante é primordial para não ser pego de surpresa e
ser retirado do mercado como uma simples peça de um xadrez.
A Importância da Concorrência
Como o empreendedor pode aprender com os erros e
acertos dos demais players do mercado?
Quando analiso uma empresa para investir ou um
plano de negócios, uma das coisas que mais me incomoda é empreendedor que diz
não ter concorrentes. Isso não significa que acredito ser impossível não
haver concorrência em determinadas atividades, mas que essa possibilidade é
extremamente remota.
Essa resposta me preocupa, pois pode indicar que
o empreendedor, ou seus colaboradores, não estão atentos ao mercado e às suas
lições e ameaças.
Concorrentes não são apenas aqueles que estão
oferecendo concorrência em determinado momento, mas também aqueles que têm o
potencial de fazê-lo ou até que já o fizeram no passado (mesmo que indiretamente)
e que poderão, via reposicionamento estratégico, voltar a oferecer risco para
seu negócio.
Da mesma forma, temos que ficar atentos àqueles players
de mercado que não são concorrentes diretos, mas que podem ver a sua atividade
como estratégica ou complementar ao seu negócio e passar de a exercer a mesma
de forma extensiva com velocidade muito maior que a sua.
Por exemplo, supermercados que resolvem investir
em lojas menores, oferecendo lanches rápidos, competindo diretamente com as
tradicionais padarias de bairro ou empresas de soluções de comércio eletrônico
que, da noite para o dia, podem ver seus negócios ameaçados por grandes
varejistas.
Sendo assim, mesmo que um empreendedor não
identifique um concorrente direto em um primeiro momento, recomendo que
continue buscando tais ameaças, principalmente as não tão óbvias.
Observar a concorrência é importante também como
forma de aprendizado. Tal observação agrega muito valor não apenas na
identificação dos acertos, e sim principalmente dos erros.
Buscar os casos de fracassos ou de recuperação
vale muito mais do que qualquer treinamento ou especialização em qualquer
universidade de primeira linha.
Ler jornais especializados, seguir notícias de
veículos no Twitter, entre outros, é uma excelente fonte de notícias. Ao se
deparar com casos interessantes, crie uma disciplina para você e seus eventuais
colaboradores debaterem esses casos de erros ou fracassos e como vocês
enfrentariam situações semelhantes em seu negocio.
Não se trata de ser negativo ou profeta do
apocalipse e muito menos de não ter uma visão positiva e otimista em relação ao
seu negócio, mas sim de ter planos previamente estruturados para qualquer
“acidente de percurso”. Lembre-se de que, embora ninguém deseje que um edifício
pegue fogo, periodicamente é importante efetuar exercícios de simulação de
evacuação e procedimentos para esses casos, pois em eventuais acidentes as
pessoas estarão muito mais preparadas para enfrentá-los.
Muitos empreendedores que conheço temem em
cogitar potenciais problemas, pois o seu DNA é de pensar positivamente – alguns
julgam que isso pode “atrair” coisas ruins. Não caia nessa, seja positivo mas
nunca deixe de ver, pelo menos, o que os outros fizeram de errado e lembre-se
da diferença entre os tolos, os inteligentes e os sábios: os primeiros erram e
nunca aprendem, os inteligentes, quando erram, aprendem com seus próprios
erros, já os sábios, aprendem com os erros dos outros.
Carlos Alberto Miranda é
sócio-fundador da BR Opportunities, gestora de Private Equity com foco em
empresas de rápido e alto crescimento.
Fonte: EndeavorBrasil.
Matéria postada por Werley Novais, membro do Grupo de Pesquisas e Estudos Contábeis Graciliano Ramos GPEC-GR.
Meus caros. Parabéns pelo Blog. Sobre o tema benchmarking e Análise de Balanços sugiro a leitura do Tópico 8.5.2 do nosso livro (estrutura, análise e interpretação das demonstrações contábeis. Atlas, 2012). Disponibilizei ainda em nosso site (http://www.alcantara.pro.br/benchmarking) slides de nossa palestra sob o tema, a qual tenho apresentado em várias faculdades e congresso. Esta palestra era uma de nossas aulas de Análise de Balanço na FAINOR. Um grande abraço. Prof Alexanrde Alcantara
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