sexta-feira, 10 de agosto de 2012


            Considerações acerca da relação Contabilidade-Tecnologia da Informação.

A Contabilidade visa atuar como instrumento de auxilio à tomada de decisões pelos administradores das entidades através da medição e avaliação do patrimônio e dos lucros auferidos pela entidade.

Antes da era da informação a contabilidade era feita manualmente. Registros, escrituração, lançamentos etc, eram feitos sem a mesma celeridade que é característica da contabilidade atual.  Essa forma primitiva de trabalho dificultava a tempestividade da informação contábil e, como são vários fatos e procedimentos a serem registrados pela contabilidade, o profissional diante de um grande numero de transações e trabalhando sem auxilio de ferramentas adequadas poderia incorrer em erros que hoje são inadmissíveis, visto o mercado competitivo em que se encontram inseridas as empresas.

Juntamente com o avanço da informática a contabilidade veio se desenvolvendo e aprimorando. Fazendo uso das tecnologias, facilidades e rapidez proporcionadas pelos sistemas de informação a contabilidade é capaz de registrar e informar dados e transações de um entidade simultaneamente ao seu acontecimento, o que a transforma em importante instrumento de gestão empresarial.

Essa fase vivida pela contabilidade, englobada pela na era da informação, transformou o profissional em contabilidade em analista contábil, visto que com o auxilio da informática o registro e lançamentos dos fatos contábeis são feitos eletronicamente, sendo desnecessário  o dispêndio de tempo do contador para desempenhar tal atividade.

Atualmente, faz-se mister que o profissional contábil domine as novas tecnologias disponíveis da área face a importância da atuação desse profissional, dado seu capital intelectual específico e, que representa uma grande chave estratégica das grandes decisões empresariais.

No campo contábil a utilização da Tecnologia da Informação (TI) vem contribuindo de forma expressiva para a valorização da profissão contábil, visto que, aumenta a disponibilidade do contador em gerenciar as informações para auxiliar a administração na tomada de decisões em bases melhores e mais confiáveis em tempo hábil.

A era da informação já é uma realidade pujante e, todo bom profissional, como as profissões, que almejam grandes crescimentos devem estar inseridas nessa nova realidade. Neste caso, temos como exemplos as criações da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Serviço Público de Escrituração Digital – Fiscal e Contábi l- (SPED), que expressam a importância que a contabilidade tem pela ótica do governo e também a eficiência da contabilidade em prestar informações rápidas e precisas não só para o Estado, mas também para os administradores das entidades.

As vantagens são inúmeras, mas, as mais evidentes talvez sejam o aumento da produtividade, mais estímulo aos profissionais da área, melhoria na qualidade dos serviços e maior segurança das informações.

Sendo um grande instrumento capaz de auxiliar o contador em seu dia-a-dia, como também um dos grandes impulsionadores da evolução da profissão contábil, a informática veio para consubstanciar a devida importância do contador para as empresas, governo e a sociedade.

Autor: Werley Novais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário