quarta-feira, 1 de agosto de 2012


Relações com Investidores: a profissão do futuro

A nova profissão de Relações com Investidores é uma atividade que tem como objetivo aproximar a relação de empresas com seus investidores potenciais. É uma função estratégica, e combina comunicação corporativa, finanças e marketing dentro de uma empresa. Segundo o presidente do IBRI (Instituto Brasileiro de Relação com Investidores), Geraldo Soares, o primeiro cargo de Relação com Investidores apareceu em uma empresa brasileira no ano de 1992, mas o grande boom da profissão aconteceu somente em 2004, quando grandes empresas resolveram abrir seu capital na Bolsa de Valores.

O RI, como é chamado esse profissional, fornece ao mercado financeiro informações sobre o desempenho da empresa para a qual trabalha, possibilitando que sua companhia participe ativamente da elaboração dos preços de suas ações, o que pode resultar em liquidez para empresa e redução de custos de capital. O mercado de capitais tem melhorado no Brasil, mas ainda é uma cultura nova no país, o que explica a dificuldade de se encontrar profissionais de RI. O profissional dessa área deve ter em mente que sua comunicação deve ser transparente, de qualidade, igualitária e gerar credibilidade, pois em suas mãos está a possibilidade de gerar futuros negócios para a empresa.

Antes do boom da abertura de capitais, as relações com o mercado eram feitas geralmente pelos próprios presidentes ou diretores financeiros das companhias. Porém, com a globalização, a demanda por informações aumentou em escalas antes sem precedentes, criando a necessidade da instituição de um cargo voltado a atender somente essa demanda. Apesar dessa urgência, ainda não existe no Brasil uma formação específica em RI. “Apesar de existir MBA em Relação com Investidores na FIPECAPI, ainda não há graduação em RI. Tenho visto muitos advogados, jornalistas e administradores ocupando esses cargos. O que todos têm em comum é que devem conhecer finanças, a legislação do mercado de capitais, entender de marketing, de comunicação e devem fazer com que as suas informações cheguem adequadamente aos investidores”, ilustra Yamamoto.

A profissão de Relação com Investidores tem crescido de acordo com o aumento da abertura do mercado de capitais no Brasil, e apesar do país estar somente no começo desse processo, o sucesso dessa profissão baseia-se na credibilidade do RI junto aos agentes do mercado de capitais, já que sua função é vital para as companhias que com seus capitais já abertos.

Fonte: Blog - FIPECAFI.
Matéria postada por Werley Novais

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